Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dias de inferno na Síria



Título: Dias de inferno na Síria
Autor: Klester Cavalcanti
Gênero: Biografia / Política
Editora: Benvirá
Ano: 2012
Páginas: 296











Em maio de 2012 o jornalista Klester Cavalcanti saiu de São Paulo rumo à Síria, para registrar os problemas gerados pela guerra entre grupos do governo Bashar al-Assad e grupos de oposição, sua intenção era entrar na cidade de Homs, a mais afetada pela guerra.
O livro começa durante sua viagem e as várias tentativas de chegar à cidade, onde, devido ao caos da guerra, ninguém queria entrar e todos o alertavam quanto aos perigos. Mesmo sabendo dos riscos ele insistiu e conseguiu chegar em Homs, tão logo chegou foi preso, sem nenhuma explicação ou motivo, ameaçado de morte e tortura e jogado em uma cela com outros prisioneiros "políticos" mesmo tendo todos os documentos legais para entrada e trabalho no país.
A partir de então passou a relatar seu dia a dia junto aos companheiros de cela, suas histórias, rotinas na prisão e a amizade que se desenvolveu entre eles.
O livro acabou sendo mais uma biografia do tempo em que o autor ficou preso na Síria, do que um trabalho jornalístico, como era a intenção, tornando a leitura um pouco cansativa nos capítulos que ele dedica à rotina de cela e a angustia em sair daquele lugar.
O mais interessante são os relatos que ele colheu de cidadãos sírios durante esse período, histórias de algumas pessoas que cruzaram seu caminho nesses 10 dias, infelizmente histórias não tão felizes...



Nenhum comentário:

Postar um comentário