Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

sábado, 14 de setembro de 2013

Destruindo o planeta Terra


Título: Destruindo o planeta terra
Autor: Nivaldo José Chiossi
Gênero: Meio Ambiente
Editora: AM Produções Gráficas
Ano: 2009
Páginas: 224











Os problemas ambientais tão comentados atualmente, como o efeito estufa e os tsunamis, por exemplo, são de fato provocados pela interferência humana? Alguns cientistas afirmam, com base em estudos históricos que não, e acreditam que é apenas um fenômeno natural pelo qual o planeta passa de tempos em tempos. Outros afirmam, com base em estudos científicos que sim, as atividades humanas e o excesso de poluição interferem na composição química da atmosfera, causando problemas climáticos e consequentemente desastres ambientais.
No livro "Destruindo o planeta Terra" o autor Nivaldo José Chiossi nos mostra os dois lados da questão, abordando tanto os problemas ambientais de causas naturais, que acontecem indiferente da participação humana, quanto os problemas gerados ou intensificados pelo homem.
Desastres naturais, podem destruir a vida na Terra, ou ao menos causar grandes prejuízos, são eles os terremotos, maremotos, tsunamis, vulcões, possíveis colisões de meteoros. Problemas de causas naturais muitas vezes inevitáveis e que podem causar grandes destruições. Por outro lado está a nossa participação, com a destruição das florestas, as queimadas, os poluentes liberados no ar e na água, os agrotóxicos usados sem o devido controle contaminando solo, água e gerando problemas de saúde, o efeito estufa agravado pelo excesso de carbono na atmosfera, e o buraco na camada de ozônio.
O autor questiona: O que os governos do Brasil e do mundo poderiam fazer para controlar o avanço da degradação ambiental? Por que não o fazem? E além disso, o que esperar do futuro quando a população do planeta não para de crescer? Quanto maior a população, maior a demanda por alimento, por água, por tecnologia, maior o consumo, maior o lixo produzido, maiores as áreas desmatadas para atender a demanda.


O livro faz também um pequeno resumo, simples e de fácil entendimento, sobre o surgimento e a constituição do planeta, para depois abordar os possíveis desastres e suas causas, e assim facilitar a compreensão. Bem porquê, se queremos preservar o planeta, e preservá-lo significa preservar a própria existência, precisamos antes de mais nada conhecê-lo.
E o que podemos fazer para contribuir com a preservação do nosso planeta?  A responsabilidade não está apenas nas mãos das grandes potências e dos nossos governantes, está nas mãos de cada um de nós, a lista de contribuições que competem aos cidadãos é longa, mas podemos começar com atitudes simples e bastante conhecidas por todos nós, como separar o lixo orgânico do reciclável, ou evitar o gasto excessivo de água, por exemplo. Atualmente um dos problemas causado pelo cidadão é o consumismo, excessivo e desnecessário. 
Quanto mais compramos, mais descartamos, mais lixo acumulamos em nossos aterros sanitários e mais matéria prima retiramos da natureza. Se cada um de nós tivéssemos a consciência de fazer o mínimo que está ao nosso alcance, e evitar desperdícios, utilizando não mais do que nos é necessário, teríamos sem dúvidas um mundo melhor e mais preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário