Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Do Golpe ao Planalto - Uma vida de repórter.



Título: Do golpe ao Planalto - Uma vida de repórter
Autor: Ricardo Kotscho
Gênero: Política / Jornalismo / Biografia
Editora: Companhia das letras
Ano: 2006
Páginas: 334









São 40 anos de profissão, que vai do jornal à TV, de uma curta redação jornalistica à longas reportagens Brasil afora, de correspondente internacional ao Planalto Central, como assessor de imprensa do governo Lula. Ricardo Kotscho começou sua vida jornalística no Estadão em pleno ano de golpe militar, neste livro ele traz uma biografia da sua vida profissional, que se inicia na repressão, na censura, no trabalho jornalístico limitado pelo nosso governo ditatorial, passa pela abertura política, pelas greves dos metalúrgicos do ABC, pelas diretas já, relata seu trabalho nas campanhas políticas de Lula pela presidência, desde 1989 até sua vitória em 2002, encerrando no escândalo do mensalão.
Em plena ditadura publicou uma reportagem sobre as mordomias e o uso de dinheiro público pelo então atual governo militar, e antes que sofresse represálias foi para Alemanha trabalhar como correspondente internacional para o Jornal do Brasil.
O livro traz curtos trechos de reportagens, o backstage da vida de jornalista, a mídia manipuladora e suas matérias distorcidas, além de relatos políticos e sociais.
É uma ótima biografia, mesclade de informações sobre o meio jornalístico e político.

"Nunca antes, em sua história de 430 anos, São Paulo viu algo igual, centenas de milhares de pessoas transbordando da Praça da Sé para todos os lados.
Nunca antes, foram tão verdadeiros os primeiros versos do nosso hino. O brado engasgado durante 20 anos explodiu na Praça da Sé. O pranto travado correu pelos rostos de gente muito vivida, os braços se ergueram, dando-se as mãos uns aos outros, toda gente cantando o Hino Nacional. (...)"
Ricardo Kotscho sobre a campanha Diretas Já, pela folha em 1984.



Nenhum comentário:

Postar um comentário